Guns N’ Roses
Artist Name
Guns N' Roses
Birth Place
Hollywood
Genres
Rock
Year activate
30

Guns N’ Roses  Biography

Formada em 1985 por Axl Rose no vocal, Slash e Izzy Stradlin nas guitarras, Duff McKaggan no baixo, e Steven Adler na bateria, o Guns N´ Roses em pouco tempo se destacou na cena rock de Los Angeles. O primeiro álbum, Appetite for Destruction, foi lançado em 1987 e logo alcançou o topo das paradas americanas atingindo a marca 30 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. O sucesso levou a banda a abrir shows de Iron Maiden e Rolling Stones. São deste álbum os clássicos “Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O´Mine” e “Paradise City”.

Em 1988, a banda lançou “G N´R Lies”, trabalho que reuniu faixas gravadas em 1986 e que mostram uma banda mais agressiva em contraste com as novas músicas com instrumentos acústicos, culminando na balada “Patience”. Sucesso de público, o álbum chega ao topo das paradas.

O ano de 1990 marca a saída do baterista Steven Adler, substituído por Matt Sorum que havia tocado no The Cult. Meses antes, o tecladista Dizzy Reed se torna o sexto membro da banda. No dia 20 de janeiro de 1991, o Guns N´ Roses se apresenta no Rock in Rio, tocando para uma plateia de 140 mil pessoas e, no dia 23, para 120 mil pessoas. Em maio daquele ano, a banda deu inicio a turnê mundial do álbum “Use Your Illusion”, que passou por 32 países em 26 meses.

Izzy, Axl, Duff, Slash e Steven fizeram a formação “clássica” do Guns.

Foi nesse período que o guitarrista Izzy Stradlin, alegando estar cansado das viagens, é substituído por Gilby Clarke, que deixa a banda no final da turnê.

Em 1993 a banda lançou “The Spaghetti Incident?”, álbum que reúne covers de músicas punk e glam rock que vendeu cerca de 1,4 milhões de cópias nos Estados Unidos e traz uma música escrita por Charles Mason.

O Guns N´ Roses começa a gravar um novo material e lança, em dezembro de 1994, o cover dos Rolling Stones “Sympathy for the Devil”, que faz parte da trilha sonora do filme Entrevista com o Vampiro. Em 1996, divergências criativas fazem com que Slash deixe a banda para formar o Slash´s Snakepit, que lança o disco “It’s Five O’ Clock Somewhere”. Em 1997, Robin Finck (ex-NIN) passa a ser o novo guitarrista do Guns, Tommy Stinson (ex- The Replacements) assume o baixo e a bateria fica a cargo de Josh Freese.

Em novembro de 1999, é lançado a coletânea ao vivo “Live Era: ’87-’93”, com gravações feitas nas turnês de “Appetite for Destruction” e “Use Your Illusion”. No mesmo ano é lançado o single “Oh My God”, que faz parte da trilha sonora do filme Fim dos Dias e tem na guitarra Dave Navarro.

Marcado como “a volta do Guns N´Roses”, em janeiro de 2001, a banda faz um show no Rock in Rio III para um público de 240 mil pessoas. No palco, além de Axl Rose, a banda era formada por Dizzy Reed, Tommy Stinson, Robin Finck, Paul Tobias, o guitarrista Buckethead, Bryan Mantia e Chris Pitman.

Depois de 13 anos de espera, em novembro de 2008, o Guns lança “Chinese Democracy”. O primeiro single do CD foi a música título e a faixa “Better”, o segundo, “Shackler’s Revenge”, foi incluído no jogo de vídeo game Rock Band e “If The World” está nos créditos do filme Body Of Lies. A banda não deu entrevistas e nem lançou vídeo clipes desse trabalho. A Chinese Democracy World Tour começa com o guitarrista DJ Ashba substituindo Robin Finck. Um dos shows dessa tour, no Japão, teve mais de 3 horas de duração.

Com a presença de Slash, Duff McKagan, Steven Adler, Matt Sorum e Gilby Clark, em 14 de abril de 2012, o Guns N´ Roses entra para o Rock and Roll Hall of Fame. Nesse mesmo ano a banda comemora os 25 anos do lançamento de Appetite for Destruction com shows no Hard Rock Casino, de Las Vegas.

Depois de muitas especulações, Axl Rose, Slash e Duff McKagan se uniram para duas apresentações no Coachella em abril deste ano. Na sequência, Axl Rose, que está em uma fase especial de sua carreira, assumiu os vocais da lendária banda AC/DC a convite do guitarrista Angus Young. No dia 23 de junho, em Detroit, o GUNS deu início a turnê americana, depois de 23 anos desde a última vez que os músicos tocaram juntos. O show em Cincinnati contou com a participação do baterista Steve Adler.

More Albums From1 Guns N’ Roses